Blog Jurídico

Síndrome de Bournot: Você sabia que é considerada doença ocupacional?

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que tem como sintomas a exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Como a principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho, ela passou a ser considerada uma doença ocupacional desde 1º de janeiro deste ano, após a inclusão na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Contudo, para configurar a síndrome como doença ocupacional, e ter acesso ao afastamento, é necessário provar a relação entre o trabalho e a doença.
O trabalhador deverá apresentar testados e laudos médicos para ter direito ao afastamento. A partir do diagnóstico de doença relacionada ao trabalho, a empresa deverá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho, comunicando o INSS.
Na hipótese de omissão do empregador, o próprio trabalhador pode registrar o Cadastro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) na página do INSS.
Dúvidas, procure um advogado especialista!