Blog Jurídico

Quais são os benefícios previdenciários para vítima da COVID-19?

Auxílio-doença, acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez e pensão por morte: estes são alguns dos benefícios concedidos pelo INSS às vítimas e parentes de pessoas que sofreram do Covid-19.

O auxílio-doença pode ser requerido pelo profissional que precise se ausentar do trabalho por mais de 15 dias. O benefício é concedido via perícia médica. Para solicitar, o segurado pode agendar a perícia em uma das agências do INSS que estiverem prestando este serviço, pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. E é bem simples, basta criar um cadastro e senha.

O auxílio por acidente de trabalho pode ser pedido pelo profissional de saúde que pegou a doença em virtude da função que exerce. O benefício também é concedido via perícia médica.

Aposentadoria por invalidez pode ser requerida pelo beneficiário que tenha alguma sequela permanente devido ao Covid e que o impeça de exercer sua função. Ela também carece de perícia.

Nos casos mais graves em que o beneficiário morre em virtude da doença, os familiares podem requerer junto ao INSS uma pensão por morte. Se a doença foi causada em virtude do trabalho, o benefício será 100% sobre o salário e integral. Caso contrário, o valor inicial é de 50%, mais 10% para cada dependente. O pedido por ser realizado via internet ou pelo telefone 135.