Blog Jurídico

Quais documentos não podem faltar na hora de solicitar sua aposentadoria do INSS?

Para realizar seu pedido de aposentadoria, é muito importante estar com a documentação correta na hora de solicita-la.

Vale lembrar que existem inúmeras espécies de aposentadoria, e cada uma possui a documentação necessária, sendo muito importante o auxílio de um advogado neste momento.

Podemos citar alguns exemplos:

Aposentadoria por Idade, incluindo sua Regra de Transição;

Aposentadoria por Tempo de Contribuição, incluindo suas Regras de Transição;

Aposentadoria Especial, incluindo sua Regra de Transição;

Aposentadoria por Invalidez.

Essas são algumas das mais comuns, e para cada uma delas, uma documentação em específico é exigida.

Mas não importa qual ela seja, alguns documentos sempre são pedidos pelo INSS.

Se atente a:

-RG;

-CPF;

-Comprovante de residência atualizado;

-Carteira de Trabalho – se houver mais de uma, leve todas;

-PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador, composto por 11 números) – caso você não saiba o seu, é possível solicitá-lo on-line, pelo telefone 135 ou em uma agência da Previdência Social;

-Carnês de contribuição para aqueles que contribuíram sem vínculo empregatício durante algum período;

-Extrato CNIS, que pode ser emitido através do site Meu INSS.