Blog Jurídico

INSS prepara um pente-fino nos benefícios. O que você precisa saber?

Atenção beneficiários do INSS! O Ministério do Trabalho e Previdência Social prepara um novo pente-fino nos benefícios por incapacidade pagos pelo órgão. A ação vai verificar benefícios visando evitar fraude e pagamentos indevidos.

A portaria vai revisar os auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, demais aposentadorias e até o BCP – Benefício de Prestação Continuada.

Os segurados que estão na lista do INSS sob “investigação” receberão um comunicado e, dentro de um prazo especificado, podem apresentar sua defesa. Devem ser revisados auxílios e aposentadorias por invalidez que não passam por perícia há mais de seis meses.

No caso do BCP/LOAS o pente-fino vai se concentrar nos que não são revisados há mais de dois anos. A idade do segurado e o tempo que está recebendo o benefício também serão considerados para a convocação. Quanto mais novo, maior as chances tem de ser chamado.

O programa de revisão terá validade de 180 dias e quem receber o aviso do INSS para passar por revisão deverá agendar uma perícia. Se não agendar no prazo estipulado vai ter o benefício cortado.

Dúvidas, procure um advogado especialista!